Você está visualizando atualmente Desenvolvimento de Software e mobilidade social

Desenvolvimento de Software e mobilidade social

O mercado de desenvolvimento de software tem se mostrado uma ferramenta importante de mobilidade social, com bons salários e a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar do mundo. Além disso, o acesso a cursos online torna mais fácil para as pessoas ingressarem na profissão.

No entanto, a natureza fluida do mercado de trabalho de desenvolvimento de software pode torná-lo tanto seguro quanto estressante. A possibilidade de mudar rapidamente de emprego pode ser uma vantagem, mas as grandes demissões podem ser um risco para a estabilidade dos profissionais. Além de que a pressão por prazos apertados e a intensidade mental do trabalho podem ser muito estressantes.

Embora as grandes startups nacionais tenham sido historicamente diversas e inclusivas, a atual escassez de financiamento pode fazer com que as empresas despriorizem a diversidade na contratação. Isso é preocupante, considerando que o mercado ainda é predominantemente masculino e branco.

Contudo, a profissão de desenvolvimento de software continua sendo muito atrativa, especialmente com a abertura do mercado internacional na pandemia. Os salários em dólares podem ser bastante atrativos para aqueles com inglês fluente, e há uma variedade de domínios interessantes disponíveis no mercado internacional, como sistemas de gestão, plataformas B2C, compiladores de linguagens de programação, sistemas de bancos de dados, jogos, hardware, robótica, realidade virtual e outras áreas.

Apesar do mercado de trabalho estar passando por mudanças, existem dicas que podem ajudar os profissionais de desenvolvimento de software a se manterem empregados e atualizados. Manter um bom network, pesquisar empresas desejáveis, atualizar habilidades e manter um portfólio atualizado são algumas das sugestões que podem ajudar a conseguir uma recolocação mais rapidamente. Ainda mais que com a crescente importância de modelos de linguagem natural, a capacidade de especificar e revisar código pode ser tão valiosa quanto a habilidade de codificar.

Em resumo, o mercado de desenvolvimento de software é uma profissão importante e atrativa, mas os profissionais devem estar preparados para enfrentar a dinâmica do mercado de trabalho e manter-se atualizados em relação às tendências e habilidades demandadas. A diversidade e a inclusão devem continuar sendo prioridades para garantir que o mercado reflita a sociedade como um todo e o tema deve voltar a acelerar conforme o funding retorne ao mercado.

Rodrigo Stevaux é fundador e diretor de tecnologia da Distu, empresa especializada em tecnologia para gestão societária e acumula mais de dez anos de experiência nos segmentos de tecnologia e negócios.

Deixe um comentário